domingo, 7 de novembro de 2010

Influências: Gustav Klimt e Elfen Lied - Parte 01

Na imagem, a obra "Gold Fish" de Klimt e uma fanart

Acho que muitos fãs de Elfen Lied, sabem muito bem quem é Gustav Klimt, certo? Se não sabe, dê uma pesquisadinha pois vale a pena. Ele é um dos maiores pintores do mundo, um homem apaixonado pelas mulheres e toda beleza que elas eram capazes de exalar. E não foram poucas, uma vez que elas eram a fonte máxima de inspiração para suas obras. Passou por diversas fases, colorindo o lado mais oculto e sombrio do ser humano, como também o mais belo e poético. Mas foi na fase dourada, onde abusou das folhas em pó de ouro em que ele mais se destacou (pelo menos, assim penso eu). Dizem que ele não tinha intimidade mais para o lado sentimental com nenhuma de suas amantes e por isso ou pelo simples fato de não entender a falta desse sentimento tão simples que ele se viu na necessidade de pintar casais em posições claras de afeto e na maioria das vezes, um afeto bem mais para o lado sexual do que qualquer outra coisa. E como bom artista representante da classe do simbolismo, não é tão fácil "decifrar" a mensagem real que ele quis passar.

Os seus quadros compõem-se de mosaicos, cores quentes, motivos florais e animalescos e, claro, de mulheres sensuais de corpos desnudados. E é justamente nesse alto teor erótico, romântico e provocador que Mamoru Kanbe viu a possibilidade de homenagear Klimt, com uma obra de arte em anime tão profunda e polémica quanto os quadros que pintou. Os quadros de Klimt e a obra de Lynn Okamoto tem pontos muito em comuns, pontos esses que não passou despercebidos aos olhos atentos de Mamoru kanbe.

E espero que vocês também possam ter notado as pequenas familiaridades entre uma obra e outra. Afinal, se você esta aqui nesse blog, perdendo minutos preciosos da sua vida, sabe que Elfen Lied não é um anime que se vê e descarta logo em seguida facilmente. Rola toda aquela depressão pós-anime, aquela vontade de saber mais a respeito e tals (eu senti isso e você?). Então, eu pretendia falar mais sobre essas tais familiaridades, porém, logo abaixo eu já falo tanto a respeito e ainda tem..hm...minhas "viagens" impressões pessoais sobre a única abertura de anime, que pode ser considerada realmente uma obra de arte. E pelo simples fato dela ser mesmo uma obra de arte!

-----------------------------------------------------------------------------------------------




"O Beijo"  (1907-1908). Um dos quadros mais conhecidos do mundo. Originalmente esse quadro se chamava "Os amantes", mas foi alterado posteriormente. E há um boato que o casal na foto seria nada menos que Klimt e sua amante, Emelie, que tinha uma grau de parentesco bem próximo com ele; eram primos. Sendo sincera não vejo toda essa overdose de beleza que muitos vêem nos quadros de Klimt, mas tem um ou outro que gosto bastante e O Beijo é um deles. Eele tem um tom muito bonito, passar um ar de romantismo e ternura. A posição segura e terna em que o homem segura a cabeça de sua querida amada. A mulher a beira do precipício (aqui faço uma alusão a Lucy e Kouta) e ele a segura de maneira firme para não cair (vejam o quadro completo). A minha cena favorita ever, entre todos os animes que já assisti, é justamente quando Kouta abraça Lucy no último episódio da série e ela parece estar feliz pela primeira vez na vida. E a imagem de Kouta impedindo Lucy naquele momento de ir adiante e a abraçando, me remete imediatamente a essa pintura. Enfim. O importante da arte, é a maneira como você a vê.   

Há um artigo, que faz referência desse quadro de klimt, como uma representação simbólica do momento em que Apolo beija a ninfa Dafene.

-----------------------------------------------------------------------------------------------



"Retrato de Maeda Primavesi" (1913). Mada Primavesi era uma criança que tinha tudo: A filha de Otto Primavesi, ela viveu uma vida de conto de fadas, o retrato que Klimt pintou, com rosas misturadas ao branco, é tanto um reflexo exato da vida encantada da garota. Nana, de todas as Diclonius, foi a que teve o melhor tratamento e tendo direito a ter digamos que, um "pai". E a melhor que se encaixa nessa visão de uma garota "feliz".

-----------------------------------------------------------------------------------------------



"Retrato de Adele Bloch-Bauer I" conhecido também por Adele de ouro (1907). Pensem que essa pintura foi vendida por 135 milhões (dizem ser o valor mais caro pago em uma pintura) em 2006 na cidade de Nova York. É muita grana né? Apesar de eu não entender nada sobre preços de obras de arte, creio que deva ter sido uma valor justo. Esse é um quadro salpicado em ouro (característica marcante de Klim, veja no próximo post mais detalhes) da esposa de um vienense. Em reviews sobre essa pintura, é comum dizerem que ela transmite uma sensação de luxo, juntamente com tranqüilidade e prazer sexual. Well...eu não sei né, mas a idéia de prazer sexual é com a Yuka mesmo, ô garota perva sô (olha meu sotaque mineiro fluindo no texto). Pelo excesso de sensualidade, o quadro chegou a ser confiscado  pelos nazistas em 1938. Ao meu ver, o quadro transmite toda uma idéia de charme e elegância, e é inegável que a Yuka é tudo isso, principalmente no mangá. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------



Retrato de Maria de Munck Gustav Klimt ( 1917-1918). Aranka Munk foi uma judia vítima do Holocausto. filha de Aranka que se suicidou em 1911, com apenas 24 anos. Depois da sua morte, a mãe pediu a Gustav Klimt que a pintasse postumamente. Talvez pela cabeça de Mamoru Kanbe, Mayu por ter um passado tão trágico, se enquadrava perfeitamente no da modelo original. Mesmo Mayu não sendo o centro das atenções em Elfen Lied, dá para perceber, principalmente no mangá que seus olhos quebrados e sem vida, passando uma expressão triste. Talvez sim, talvez não. Mas "viajar" é muito bom.

-----------------------------------------------------------------------------------------------



"O Abraço" (1905-1909). Juntamente com "O Beijo", é uma de suas obras mais conhecidas. Um abraço que o gesto máximo de afeto entre duas pessoas que se gostam, não precisando necessariamente serem apaixonados um pelo outro. Mas é um gesto de ternura que faz falta, principalmente para quem é carente de carinho. Assim...pensem um ser tão poderoso como a Lucy, mas que acima disso tudo, a única coisa que quer e precisa é um abraço, o lugar onde pode se sentir "protegida".

-----------------------------------------------------------------------------------------------


"Wasserschlangen I", também conhecido como "Serpentes da agua" ou  "Namoradas" (1904-1907). Mostra duas mulheres (sereias) nuas, na frente de um ornamento decorado ao fundo. A primeira vista as garotas parecem duas serpentes. Na adaptação de Mamoru Kanbe, focou somente a Lucy. Claro que, o corpo feminino (geralmente) é muito mais bonito que o dos homens, Klimt devia pensar mais ou menos assim, pois homens são bem raros em suas pinturas. Ele pinta como ninguém um universo completamente feminizado, um mundo narcisista de lésbicas amando umas as outras, enguanto os cabelos ficam emaranhados de alga. Ah...pense que a escolha desse quadro, pode ter sido pelo fato de Nyu ter uma tara especial por garotas, especificamente pelos seios dela. Isso tudo pode ser meio óbvio e repetitivo, mas aguentem. ;)

-----------------------------------------------------------------------------------------------



E aqui temos a junção de duas obras em uma, o quadro em que a mãe abraça seu filho, se chama "As três idades" (1905). Em elfen Lied sofreu uma pequena alteração, já que no original tem a representação da uma mulher já em idade avançada (você pode conferir aqui, o original). Esse quadro marca as três fases da mulher, velhice, juventude e infância. E novamente temos uma modelo ruiva, a idéia do quadro é transmitir a tranquilidade da criança, a vitalidade da jovem e uma aparente tristeza da senhora de idade. Esse é uma quadro mais sombrio e se me permitem brisar um pouco, eu diria que o manequim em que Lucy esta abraçada, faria uma alusão a esse lado sombrio. Enquanto o manequim seria a personalidade perturbada de Lucy, Nyu seria a outra personalidade, que dorme tranqüila em uma abraço fraternal com seu própio "eu" interior. Digo que que poderia ser essa a alusão que Mamoru Kanbe quis passar, pois o traço que Klimt usou no quadro, foi a que ele mais usou para retratar a morte e a doença, como o lado sombrio do ser humano em diversas obras. O outro quadro retratado no anime, seria o de "Adão e Eva" (1917), uma de suas últimas obras, em que ele assumiu um tom ainda mais erótico. Logicamente que não é por uma feliz coincidência, é dito em diversos momentos no mangá (e conseqüentemente no anime) que Lucy era a nova Eva da humanidade e o fato das Diclonius serem mostradas sempre nuas, é novamente uma óbvia alusão a Eva que nos conhecemos. E o Mamoru foi muito feliz, em juntar fazer uma homenagem a Eva de Klimton, usando a Eva de Lynn Okamoto (nossa, é muita Eva).


E como disse logo acima, a Lucy de cabeça baixa, remete a mesma ideia (ou bem próxima disso) de algo sombrio. Da mesma forma em que a figura da senhora idosa, passa uma ideia de uma pessoa triste, a mesma ideia pode ser vista pela figura cabisbaixa de Lucy, que carrega uma dor enorme no coração, uma mescla de ressentimentos e arrependimentos. É o que eu penso. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------


A musa ruiva de Klimt, "Danae" (1907). É dito que Klimt adorava retratar mulheres ruivas, gosto a parte, o fato de Lucy também ser ruiva, só deixa tudo mais interessante e bem casado. A chuva dourada escorre por entre as pernas da modelo, o que segundo Klimt, seria Zeus disfarçado de chuva de ouro para fertilizar a mulher. Os símbolos desenhados por ele e todo o significado por trás disso, para expressar suas ideias foi muito genial, isso lembrando que sexo e exposição do corpo era tabu na época. E do lado de Elfen Lied, Lucy dorme tranqüila e serena, parecendo um anjo puro, o que vai contra toda a perversão que a personagem demonstra quando acordada. Claro, essa é apenas uma viagem minha, mas me deixem brisar um pouquinho, talvez alguns até vejam como eu vejo. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------


E esse é o dito cujo; Gustav Klimt. Aparenta ser uma pessoa humilde né? Gostei, muito dessa foto, talvez pelo fato dele estar abraçando esse gato e eu adoro gatos. Muitas das obras desse homem ai, foram parar na fogueira. Sim meus caros, devido ao ter erótico, foi vista como obras de mau gosto. Também como citado logo acima, teve quadros seus apreendidos, afinal, era uma época em que proibir estava na moda. Mas essa visão turva que algumas pessoas ainda conservam sobre o nu e o sexo, é algo bem anacrónico, retrogrado e sem motivo de ser. Digo que, se por acaso minha mãe abrisse o mangá de Elfen Lied e visse as garotas nuas, a conclusão que chegaria é que me perdi e estou lendo imoralidades. Bem, as pessoas mais velhas ainda há de se dar um desconto, difícil é ver jovens incapazes de fazer uma distinção. Enfim, adiante.

Klimt morreu em 06 de Fevereiro de 1918 e a causa foi derrame. Suas obras são conhecidas no mundo inteiro e valem milhões ($$).

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Obras de artes famosas no mundo dos animes:


Anime:Ergo Proxy
Obra: Opheilia
Autor: John Everett Millais, 1851–1852




-----------------------------------------------------------------------------------------------

Anime: Death Note
Obra: A Criação de Adão
Autor: Michelangelo, 1511



-----------------------------------------------------------------------------------------------

Conclusão:

E vou terminando por aqui, espero que tenham achado interessante, mesmo o tema já sendo bem "old", tentei dar minhas impressões pessoais. Mesmo que nunca tenham parado pra pensar ou só tenham achado bonitinho, é sempre bom parar um pouco e pensar que talvez aquilo tudo não esteja ali por acaso. Até mais pessoas e aguardem a continuação deste post. Abaixo, algumas imagens como curiosidade.

-----------------------------------------------------------------------------------------------








15 comentários :

Bassi disse...

Muito bom post! "Old" porem "Gold"
Já vi alguma dessas obras dele estão no acervo do MASP e na Pinacoteca aqui em São Paulo, os quadros são imensos =O
Muito legal esse tributo do Lynn ao Klimt.... e digo mais, a presença da figura feminina nos animes dele é muito forte, com certeza é um dos fatores pelo qual ele admira o Klimt =)

Pablo L. disse...

Muito bom, boa pesquisa o.o

Jhon Almeida disse...

Muito bom post! "Old" porem "Gold" [2]

É isso aí, belíssimo post, muito bom mesmo o trabalho, e melhor ainda suas impressões sobre.

Só mostra que ElfenBrasil é um blog completíssimo, e além de tudo também é cultura.

Aguardando ansioso a continuação. \o/

- biiαhђ« disse...

Adorei o post mto interresante xD

Sakura disse...

sinceramente eu achei um maximo, como assisti nao tem muito tempo, não sabia desses detalhes

Anônimo disse...

Muito boa suas "conclusões" sobre alguns quadros e sua relação com o anime. Tem coisas que creio que nunca iria parar para pensar.

Parabéns.

borbs disse...

Muito bom post! "Old" porem "Gold" [3]

julio pq disse...

gostei

InuMirin (inumirin@hotmail.com) disse...

Roberta, que baita pesquisa... Foi uma matéria completíssima.
Sou leitor novo da elfenliedbrasil, mas agora virei fã!

Você atendeu minhas preces, faz tempo queria ver todos os quadros de Klimt relacionados a Elfen Lied, eu nem mesmo sabia que o encerramento também era baseado em um dos quadros.

Além de que seus comentários enriqueceram ainda mais a vista de cada um, relacionando cada personagem ao quadro em questão. Sem falar nos "extras", sobre o autor e outras pequenas referências de animes a arte.

Sabe, quanto a "Serpentes da agua" (prefiro esse nome), também podemos pensar que são a Nyu e Lucy, não "sereias", mas nossas "fadas".

Já escrevi demais, só terminando dizendo que adoraria uma continuação da matéria no quesito "animes que fazem direta referência a arte".

Outra coisinha, aposto que acompanha os mangás da Panini, caso não, leia Claymore.
No "glosário" do mangá são comentadas possíveis ligações da obra com a história da arte, como o nome de alguns personagens e lugares ou mesmo cenas que referenciam quadros como "Ophelia" (citado na matéria), "São Sebastião" de Sandro Botticelli, "O Nascimento de Vênus", dentre outros.

Roberta Caroline disse...

Muito boa a sua observação sobre a Lucy e Nyu e seja muito bem vindo =)

Eu estou começando a ler Claymore agora e valeu pela observação, acho que seria sim bem interessante mais uma materia com esse tipo de curiosidade.

borbs disse...

Muito bom post! "Old" porem "Gold" [3]

Anonymous disse...

Muito boa suas "conclusões" sobre alguns quadros e sua relação com o anime. Tem coisas que creio que nunca iria parar para pensar.

Parabéns.

Jhon Almeida disse...

Muito bom post! "Old" porem "Gold" [2]

É isso aí, belíssimo post, muito bom mesmo o trabalho, e melhor ainda suas impressões sobre.

Só mostra que ElfenBrasil é um blog completíssimo, e além de tudo também é cultura.

Aguardando ansioso a continuação. \o/

·●๋•Ank·●๋•. disse...

Wooooow... Hace tiempo buscaba una nota así.. Muchas Gracias.. OwO.. Pensaba hacer una del estilo.. Pero estaba procurando no repetir XDD.. ahahah Muchas Gracias!! ESTÁ BUENÍSIMA.!

Marcos Lavigne disse...

também agradeço,estava procurando informações sobre Klimt, e o seu dossie foi melhor que do museu Leopold.Obrigado pelas informações e imagens.Foi um post muito bem feito

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.