terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Kore wa Zombie desuka? #01 - O massacre da motosserra rosa


E vamos ao último anime da temporada que vou comentar...Um garoto que morre e acorda como zumbi (Ayumu), uma necromancer que se comunica através de blocos de papel (Yuu) e uma mahou shoujo com uma motosserra cor de rosa (Haruna), e com esses personagens começa Kore wa Zombie Desuka?, novo anime da temporada de inverno do Jaaaaapão.

O anime começa de forma padrão, com uma narrativa em off de seu protagonista que parece levar uma vida entediada. Nada que você já não tenha visto antes, até o momento em que um gato está prestes á ser atropelado e ele arrisca sua vida ao tentar salva-lo. E é apartir dai que é dificil não fazer uma inevitável comparação com outro anime que terminou recentemente na temporada passada. Sabem de quem estou falando minna? Pensem bem...fanservice...comédia nonsense, não te dizem nada? Sim sim, o anime MM!, só que com um ecchi mais apelativo e que por ter um "zumbi" ali no título, nos levam a pensar imediatamente em HOTD e se quem assistou os animes, reparou nos closes dados...Mas felizmente o "apelativo" não se torna aquela coisa que alguns animes utilizam pra contar a sua história: Tara! É bom ver que Ayumu não vai ter overdose de hemorragias nasais toda vez que ver uma calcinha (ou assim espero).


Se emaranhar pelo nonsense é uma faca de dois gumos pois pode tanto dar super certo e conquistar a audiência, como também pode soar extremamente forçado e cair para o ridículo e sem graça humor pastelão. Apesar de não utilizar dessa narrativa com maestria, pelo primeiro episódio conseguiram soar aos menos divertido visualmente (porque eu não ri com as situações criadas, mas foi divertido assistir). O atrativo do anime, além de seus personagens, é com certeza o uso do humor negro. YES. O legal é que perfurar pessoas e parti-las ao meio com motosserras desgovernadas é algo muito comum no anime. Se lembra de desenhos como Happy Tree Friends? Aquele desenho com personagens de aparência fofa mas que em todos os episódios o sangue rolava solto? Então, claro que Kore wa Zombie Desu ka? não é extremamente violento, mas utilizar disso já é algo que o diferencia um pouco (mesmo que comparações com Princess Resurrection seja algo meio inevitavel).


Ainda aparece uma garota no estilo mahou shoujo, assim do nada, em pleno cemitério, onde Ayumu investigava o caso de um misterioso serial killer. Era Haruna, que paricia mais um demonio, destruindo toda a paisagem local com sua motosserra insandecida. Quando esta da um salto em direção á Ayumu, um close proposital em sua calçinha colorida é dado, mas não ficou pervertido ou pelo menos eu não vi assim. Haruna tem um figurino e um character designer que me lembra muito a Rena (de Higurashi). Ela que será a garota de estereótipo tsundere (afinal, todo harém tem que ter o tipo tsundere e yandere). Haruna tenta fazer uso de seus poderes para apagar as memorias de Ayumu e acaba ficando seu eles e...completamente nua (faz sentindo, faz sentido...as roupas de mahou shoujo dela eram feitas de magia @.@), gerando aquele tipo de situação que todo mundo que já assistiu pelo menos 5 ecchi's/comédia já conhece. Como esta sem poderes, ela acaba indo morar temporariamente (sei...) com Ayumu e Yuu. Ainda temos a aparição de uma lagosta gigantesca e que é bem tosca por sinal. Muito provavelmente o anime também vá seguir uma trama linear, mas aparição de criaturas horrendas como o "prato do dia" deverá ser algo bem comum. Detalhe que Haruna se autodenomina uma "Masou Shoujo".


Kore wa Zombie Desu ka? ("Você realmente é um Zumbi?"), originalmente é uma light novel, que está sendo lançada desde janeiro de 2009. Ganhou uma adaptação em mangá na revista Dragon Age em janeiro deste ano. O anime está á cargo do Stúdio Deen, que parece que vai conseguir um bom desenpenho, mesmo estando claro que o anime recebeu um baixo investimento. Mas nada que prejudique o anime em si, tecnicamente é bem agradavel de se assistir e trilha sonora instrumental deu sinais de ser bem bacana. O tema de abertura é "Leave-It-To-Me. Tonight" de Iori Nomizu (Suzumiya Harui, Sora no Otoshimono) e o encerramento é "Realise, Mr. Zombie, I am your Classmate" de Rie Yamaguchi. A composição da OP, segundo Iori Nomizu, seria pelo fato de Ayumu e Haruna serem muito energicos. Gostei bastante do tema e a própria abertura é bem agradavel e nada entediante, com os personagens sendo apresentados atraves de vários cenarios.


Kore wa Zombie Desu ka? deve fazer uso de varias referencias para passar a sua mensagem com uma comédia gag que transita pelo nonsense. A propria Deen ja andou se encarregando de deixa-lo como uma junção de Higurashi + SeiZon + Fate/stay. A forma de apresentção nesse primeiro episódios, nem de longe foi a mais atraente, mas conseguiram criar um conflito interessante, mesmo que deixe quem só acompanha o anime, sem saber o que esperar ao certo, uma vez que a trama ainda nem começou a se desenvolver. Mas pode vim á ficar muito interessante. A Yuu, a personagem que mais curto, ainda não teve a oportunidade de entrar em ação, mas gostei da forma como adaptaram ela, ficou bem fiel e o jeitinho dela vai conquistar muita gente. A próposito, ela é uma necromancer, assim como vampiros, é um mito que pode ter varias variações. Na série, ela tem poderes sobrenaturais e faz uso de magia para despertar os mortos. Foi o que ela fez com Ayumu, o "zumbi" do anime. De modo geral, Necromacia são rituais misticos onde são usados cadaveres humanos ou parte deles como crânios ou ossos. Agora é esperar pelo próximo episódio e ver como se dará o desenvolvimento dessa trama e seria bom que fossem ageis na apresentação das próximas personagens, afinal são só 12 episódios.



Alguns avatares:
       










3 comentários :

Shara disse...

ainda não me decidi se vou assistir mas tem potencial

Jhon Almeida disse...

Ah até que achei divertido esse primeiro episódio, não foi nada que me fez cair da cadeira de tanto rir como alguns episódios de MM! faziam (aliás longe disso), mas achei divertido de se ver.

[Spoiler ON] E fiquei curioso pra descobrir também quem é o assassino do carinha lá, embora isso tenha ficado em segundo plano (e esquecido pelo menos nesse ep) com a aparição da "filha do Jason". Ah sem falar na participação especial do Pedobear né. Hahahaha

Roberta Caroline disse...

neah Jhon, eu lembrei na hora do pedobear hahahahaha

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.