domingo, 20 de fevereiro de 2011

Franken Fran: Conheça esse mangá "bizarro" com cara de filme terror B


Já faz um tempo que estou namorando esse mangá e a vontade de falar sobre ele aqui era enorme, Franken Fran é um mangá que tem um arquétipo de história que eu adoro, além de uma personagem principal igualmente cativante. Este é o tipo de mangá moldado no estilo de terror trash, tem um senso de humor apuradíssimo e nos brinda com histórias que nos fazem refletir, mesmo que seja através de fatos realmente peculiares. Mesmo que nos entupamos de séries do tipo "fast food", as vezes nos deparamos com algo assim, que pode ser bizarro ao primeiro olhar, mas com uma mensagem clara a ser passada da forma mais despretensiosa possível.



Franken Fran é um mangá de Katsuhisa Kigitsu e que está sendo publicada na revista Red Champion (da editora Akita Shoten) e está em publicação desde Setembro de 2006, contando atualmente com 06 volumes. Se trata de uma comédia de horror, estrelada por Fran Madaraki.

Sinopse 


Fran é a personagem principal e como o nome do mangá sugere, ela é um tipo de Frankenstein, um 
"monstro" (Sorry Fran, por te chamar de monstro =X) criado em laboratório. Como também podem imaginar, logicamente Katsuhisa se inspirou na celebre personagem de Mary Shelley, o famoso Frankenstein.
Fran foi criada pelo biólogo mais importante do mundo, Madaraki Naomitsu, que podemos dizer que faz o tipo cientista louco. Ela de alguma forma, acabou se tornando sua aprendiz e depois que ele se ausenta em uma interminável viagem (e parece que vai continuar viajando até o fim do mangá x.x), Fran assume a frente no laboratório, atendendo seus clientes e cuidando de tudo em sua ausência. Fran não é uma médica comum e tão pouco seus clientes, que aparecem sempre com estranhos pedidos. O sonho dela é se tornar tão boa quanto Madaraki e para isso, ela não mede esforços. Ela é capaz desde ressuscitar mortos, substituindo partes do corpo, como também realiza transplantes que salvam vidas. Mas nem sempre isso tudo termina bem ou tem um final feliz...

Desenvolvimento



Franken Fran é um mangá que não segue (até o momento) nenhum fio condutor, as histórias são praticamente soltas, seguindo uma formula episódica e cada capitulo temos um novo caso, as vezes este caso se estende por mais um capitulo, mas fica nisso. Ainda assim, o mangá tem sua linha cronológica bem definida e um fato acontecido em determinado capitulo, pode vir a ter uma conseqüência futura. Histórias que seguem esse tipo de formula, - onde se perder um capitulo, raramente implica em algo que possa te deixar completamente "boiando" no próximo - corre o risco de não conseguir prender o leitor, mas isto não acontece em Franken Fran, seja pelo carisma de Fran ou pelo caso exótico em questão, que te prende e te faz devorar cada balão em questões de segundos. 


As cenas em que Fran faz operação em algum paciente, são explicitas, grotescas, cheias de humor negro e por vezes chocantes. A beleza de Fran e da maioria de suas pacientes, fazem um contraste bem peculiar com tudo que está em volta. 


Há alguns capítulos, em que a trama não é centrada em um cliente, isso geralmente acontece quando um novo personagem é introduzido na história, como é o caso da introdução de Verônica, "irmã" de Fran. O desenvolvimento de cada personagem é lento e por vezes, só ficamos sabendo através dos omakes existentes em cada capitulo. Por enquanto, Verônica, é a personagem que teve o desenvolvimento mais bacana. Ela que foi criada por Madaraki como uma assassina muito habilidosa, com o propósito de protege-lo de pessoas que o perseguem enraivecidos, por suas varias experiências feitas em humanos. 

Verônica e Fran

Ela tem muitas habilidades, entre elas uma enorme lâmina da guilhotina no braço direito e uma espada afiada na mão esquerda. Tem como lema, matar suas vitímas com o minimo de sofrimento possivel. Ao contrário de Fran, que acredita veementemente que cada vida é valiosa, independente da forma que se tenha.


Fran que tem o seu próprio senso do que é certo e errado. Ela que odeia a morte e faz de tudo ao seu alcance para salvar a vítima, mas não vê problemas em causar dor a pessoa, desde que seja pelo bem da ciência ou até mesmo de fornecer meios para que as pessoas se matem, afinal, a pessoa é um cliente e pagou por aquela operação.


Os clientes de Fran que por sua vez, são muito bem trabalhados e seus pedidos diante de uma médica como Fran, - que faz uso de uma medicina avançada e é dona de uma mente realmente brilhante - são sempre muito exagerados. Como quando Fran é apresentada pela primeira vez em um ambiente escolar e temos a oportunidade de vê-la interagindo com gente de sua idade, estes que por sua vez, parecem encarar bem o fato dela ser completamente remendada. Tudo começa com um simples pedido de uma amiga em querer ter os olhos maiores, assim como as ocidentais, logo todos vêem o resultado e começam a pedir que Fran também corrija algo em suas aparências. O desfecho se da com todos da escola sendo clientes de Fran e seus pedidos não são nada convencionais, vai de troca de sexo, até chifres na cabeça, dando lhes uma aparência extremamente bizarra. E aqui podemos ver em como o ser humano nunca esta satisfeito com nada e se estes pudessem ter tudo que almeja fisicamente, a população do planeta seria algo bem perto existente em circos de horror. 

Mas em Franken Fran há também acontecimentos singelos e belos, como quando Fran resolve ajudar uma garota vítima de um tumor cancerígeno, que a desfigurou por completo, sendo assim abandonada por seus pais, que fugiram deixando-a sozinha em casa. Ou quando ela vê o corpo de um suposto suicída e resolve fazer uso do mesmo. Mas para sua surpresa, ele ainda estava vivo. Fran como é uma pessoa extremamente justa, resolve dar lhe um corpo temporário, até que arrume outro apropriado. O corpo em questão era a de um urso, que o fez parecer alguém usando fantasia. Ele foge e acaba sozinho e sem amigos, até que conhece uma garotinha que sofria abusos (sim meu caro, esse tipo de abuso que você está pensando) de seu padrasto. Quando ele descobre a situação em que a menina se encontrava, acaba fugindo com ela, como resultado ele passa a ser procurado pela policia (pensem na manchete: "garotinha é seqüestrada por um cara usando fantasia de urso @.@). Totalmente cercado, ele protege a garota que se recusa a voltar para o lar onde era abusada sexualmente e sua mãe aparentemente não fazia nada a respeito. Antes que pudesse ser alvejado por tiros, ele avista o padrasto da garota e com um soco retalha o cara, matando-o e morrendo logo em seguida. Mas o caso não termina de uma maneira trágica, há nele uma resolução muito bacana e que me deixou muito contente pela garotinha. 


A Fran que por vezes parece não ter escrúpulos para alcançar seu objetivo e que por vezes, parece se divertir com as situações desesperadoras que causa em seus pacientes, tem um coração puro e sabe ser romântica. Romantismo este que a faz usar todo o conhecimento que tem, para que duas pessoas possam ser felizes juntas. Mas é ai que o caso pode terminar de uma forma inesperada e talvez trágica, pois o ser humano é capaz de se apaixonar por uma pessoa em menos de três minutos, mas este amor superaria qualquer coisa? Você continuaria com sua namorada ou namorado caso este, tivesse a aparência de uma barata ou qualquer criatura asquerosa? 


E é basicamente disso que trata Franken Fran, de como o ser humano é capaz de reagir diante de fatos inesperados ou de como suas ambições podem lhe acarretar algo realmente terrível, pois os fins, nem sempre justificam os meios. 


Não posso terminar essa parte, sem citar Okita, que está sempre ao lado de Fran e tem um rosto humano, em um corpo de gato (Sim, isto meio que choca no inicio). Suas tiradas sobre coisas ditas pela Fran, são sempre excelentes e funciona como alivio comico. E mesmo que não há nada que indique como ele foi parar naquela forma, podemos supor que é mais um dos varios casos onde a pessoa se acidenta ou morre e acaba sendo transplantado para outro corpo. 


E termino citando uma oficial da policia, Kuhou, que acaba se envolvendo com Fran em um dos casos do mangá e logo desenvolve uma certa antipatia da garota, chegando a ter pesadelos, onde nossa graciosa Frankenstein faz experimentos na coitada. Ela se torna recorrente durante a história, chegando a auxiliar Fran, que para desespero dela, acaba a fazendo de cobaia (hehehe, você é uma sádica ein, sua linda) mais uma vez. Ainda temos outros personanges de suporte, mas que deixarei de fora por não serem tão relevantes a trama. 


O que esperar de Franken Fran?


Estando atualmente no volume 06 no Japão, o mangá não da indicio que acabará tão cedo, assim como a criatividade de Katsuhisa Kigitsu, que consegue convencer e segurar o seu publico a cada novo capitulo, com casos onde ora pode te emocionar, como também te chocar. O seu traço melhorou bastante desde o inicio da publicação, o que é ótimo pois muitas das histórias de horror, tem um traço nada convidativo. A comédia é bem situada e consegue se sobressair sobre alguns mangás de horror/ecchi, que usam deste artifício, pois o humor está nas situações e se você não tiver nem um pouco de humor negro, vai achar tudo uma droga. 


Ainda há que dizer que Franken Fran é uma grande história sobre karma. As histórias e seus personagens, nos fazem lembrar do ótimo Jigoku Shoujo. As pessoas operadas por Fran acabam tendo o destino que merece, quando não, têem um desfecho que não lhes é justo e com pouquíssimos casos onde se pode dizer que tivemos um final feliz. 


Os omakes do mangá, são um espetaculo e foge completamente do que normalmente esse tipo de extras representa. Além de trazer revelações importantes sobre alguns personagens, também temos histórias curtas, de terror, onde podemos ver casos diferentes dos que são mostrados no mangá. São típicos contos de horror, sem a presença de Fran. Mas o surpreendente mesmo, é como elas podem ser tão provocantes e aterrorizantes, mesmo sendo desenvolvidas em tão poucas paginas (geralmente são 2 ou 3 paginas apenas para cada conto). Katsuhisa Kigitsu conseguiu imprimir muito bem, o terror de forma visual, sem recorrer a uma trama mais desenvolvida. 

Comparando

A efeitos de comparação, eu diria que Franken Fran se assemelha bastante a dois distintos mangás de Junji 
Ito; Uzumaki - A espiral do Horror - e Gyo. Em Uzumaki, o destaque e o que chama atenção no mangá é o horror, enguanto que neste, é mais o humor negro utilizado por meio de pacientes que servem de cobaia para Fran, assim como o lado mais biológico, onde tudo é explicado através da ciência e dados técnicos, não havendo nenhuma ocorrência sobrenatural. 

A similaridade seria os efeitos gráficos feitos por ambos os autores, onde as partes sangrentas são muito bem detalhadas e o desfecho quase sempre trágico. Em Gyo, podemos comparar pelo lado grotesco e bizarro presente em ambas as obras. Peixes desenvolvendo patas e invadindo a cidade? Baratas infestando o ambiente e provocando a desordem e caos? Hã...eu não gostaria de viver em um mundo desses (^.~).



Finalizando

Super recomendado para quem curte uma boa história e procura algo que te provoque e te desafie a pensar e Franken Fran faz isso, mesmo com uma trama e roteiro tão simples e sem grandes pretensões. É deliciosamente trash e divertido. Quem é mais conservador, pode ser que não vá muito com a cara deste mangá, pois a personagem mais kawaii deste mangá por vezes desconhece o que é "moral" e é capaz de se desfazer toda com um tombo, deixando o cenário cheio de tripas e órgãos internos. 




Masoquista? Wah..ta parecendo a Akazukin


Assim como muitos outros mangás, originalmente Franken Fran nasceu como um one-shote e logo ganhou uma serialização.

Parte polêmica do mangá, onde importante passagem da biblia é usada como plano de fundo para uma história


18 comentários :

Bêh Sama disse...

parece ser bem interessante. Darei uma olhadinha com certeza, se eu conseguir achar em algum lugar

Sakura disse...

A Fran não é desprovida de humanidade, Pelo contrário, ela demonstra muito mais humanidade que 99% dos médicos que existem hoje. O que ela não tem é a idéia de moral da sociedade em que vivemos, fazendo experimentos bizarros a fim de ajudar quem pede ajuda a ela, de troca de sexo a epiderme de barata. Otima leitura.

Jones disse...

Bah tava faltandu um manga trash pra ler na minha lista hehe. Cara é bom quando alguem te apresenta alguma coisa nova e boa pra se ler, Hoo se é. Já to correndo atras do manga pra ler online lol.
Muito bom o post, bjocas.

Jhon Almeida disse...

Yeaah!!! o/

Grande Roberta e suas ótimas indicações, acho que alguém já tinha me indicado esse porque ia colocar na lista e já tava lá. hihi
Mas agora com seu ótimo post e ótimos comentários sobre estou louco pra ler logo.

ps: "(pensem na manchete: "garotinha é seqüestrada por um cara usando fantasia de urso @.@)"

Pedobear? HAHAHA

julio pq disse...

esse mangá vem bem a calhar, depois de alguns magas curtinho, tava procurando algo nesse linha. Mas vou ter que por na lista, por enquanto é impossivel pra mim.

Roberta Caroline disse...

E essa lista ein Jhon? Vai morrer e não verá tudo UHAUHAHUAHUAAHUAHUAHUHUA. Um amigo do msn me respondeu assim quando toquei no assunto de listas interminaveis: "O que me atrapalha a ver tudo que esta na lista e ficar em dia é o meu trabalho, maldito trampo, quero ser RICO e ficar o dia todo jogando e assistindo" huahuahuahuaahuahuahuahuahuahu

Roberta Caroline disse...

E Jones, é isso ai. Leia on-line e de preferência me inglês se souber, claro. A versão tupiniquim feita pelos subs daqui não ta legal não ^_^

Jones disse...

Ei Carol eu só leio em inglês hehe, msm porq tem uns fansubs q avacalham com as traduções além de estarem sempre muito atrasados em relação aos fansubs americanos. Os únicos que leio ainda em português é justamente os da modinha, Bleach, One Piece, Naruto e Fairy Tail, porq logo que sai o americano os brasileiros traduzem fora isso os outros + de 40 que acompanho online é tudo em inglês. Aliás tem um podcast do Jcast por sinal o ultimo que saiu nº124 que discutem um pouco dessa parada de dublagem, legendagem (lol) e traduções retardadas que os brasileiros fansubs fazem. Se pah da uma escutada lá, não sei c tu conehce o podcast dos caras ou naum mas vou colocar o link msm assim.

http://jcast.com.br/2011/02/jcast-124/

PS: Já que se gosta de Freezing que é do Lim Dall Young da uma olhada nos outros manhwas do cara como Unbalance X2, Onihime VS, Re:Birth - The Lunatic Taker e Aflame Inferno, são muito bons.

Bom é issu. Bjocas

Roberta Caroline disse...

De Umbalance eu já ouvi falar, os outros não. Mas valeu, vou procurar e dar uma olhadinha. O traço de Lim Dall Young é muito bom.

E eu acompanho o Jcast, é bem massa. Mas esse ai eu ainda não vi. Agora que você mencionou do que se trata, mais tarde vou dar uma olhada

Jhon Almeida disse...

HUAHAUHAUHUAHAUHAUAHUAHUA

Pois é, a lista só aumenta a cada dia, mas mangás on-line eu to dando uma maneirada e só adicionando a lista algum que valha a pena.
Ah eu to na mesma desse carinha que vc falou, o trabalho consome quase todo o tempo, mas seria melhor ser milionário né aí sim dava pra ficar atoa, porque rico ainda tem que trabalhar nem que seja um pouquinho. rsrsrsrs

Cara bons tempos o meu de "vagabundagem" em que no auge em um dia já cheguei a ver 20 episódios de anime, hoje em dia em um bom dia chego a ver no máximo 5 huahauhauhauahuahauhuahuaahua /trágico

Anônimo disse...

ér,onde tem pra down???deu vontade de ler,alias de ter 99,9% de eu ter pesadelos com o mesmo...

O Mundo escuro de Morringhan disse...

unhh Vou dar um conferida. Nunca acompanhei nenhum mangá on-line [com exceção de alguns volumes shoujo ou de inuyasha que não consegui comprar] mas vou começar, não dá pra ficar esperando chegar nas bancas,não tem quase nada!Valeu o post.

Anônimo disse...

gente tem pra download em pt no e2fansub!

Anônimo disse...

muito foda ! passa ai o site onde possa comprar algum ... em vi um anime muito legal se chama B Gata H Kei bem legal acho q já viu podia coentar dele ! by Ana Bia

Robotmonster disse...

Achava que ninguem alem de mim apreciava Franken Fran sem preconceito, tem muito otaku que diz que essa obra eh coisa de maniaco.

Bom gosto Roberta, hahaha.

Anonymous disse...

gente tem pra download em pt no e2fansub!

O Mundo escuro de Morringhan disse...

unhh Vou dar um conferida. Nunca acompanhei nenhum mangá on-line [com exceção de alguns volumes shoujo ou de inuyasha que não consegui comprar] mas vou começar, não dá pra ficar esperando chegar nas bancas,não tem quase nada!Valeu o post.

julio pq disse...

esse mangá vem bem a calhar, depois de alguns magas curtinho, tava procurando algo nesse linha. Mas vou ter que por na lista, por enquanto é impossivel pra mim.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.