quarta-feira, 30 de março de 2011

Kore wa Zombie desuka? #11 - Oh! Yuu, fique comigo pra sempre


O episódio anterior de Kore wa Zombie desuka? foi bem estranho e repercutiu bastante, a opinião de todos foi unânime, afinal, o anime estava vindo de uma crescente. Mas se havia alguma dúvida quanto a este episódio, ela não existe mais, tudo funcionou tão bem que por um instante imaginei estar assistindo ao happy end e digo que ficaria satisfeita com o resultado final se fosse realmente o fim.




Enfim pudemos ver o desenrolar e a conclusão de uma trama que vinha sendo explorada a muitos episódios e sem muitas respostas concretas sobre a motivação do personagem que causou todos os conflitos do anime. Alias, ele já havia respondido a muito tempo, mas parecia tão simples e todo o climax que estava sendo construído em volta dessa trama nos lavavam a esperar muito mais. Mas que tenha um desfecho clichê, com direito a um pré-suposto vilão se arrependendo no fim - e tendo todos os seus pecados perdoados, afinal, o motivo dele era nobre...pobre coitado - e Yuu voltando para Ayumu, pouco clichê é bobagem, não é mesmo? Mas o melhor de tudo, o ponto alto de toda essa trama, é sem dúvidas o fato deles terem conseguido transmitir emoção e sinceridade, e há uma frase dita pelo Gyabbo (que na verdade se referia a Hourou Musuko, mas a frase cai perfeitamente aqui) que resume isso perfeitamente; "Que final foi esse? Disfarçaram o clímax até o final para surpreender com o previsível". E ai caímos novamente naquele preceito, não importa quantas vezes uma história foi contada ou a forma como ela termina, ela só precisa convencer e passar sinceridade á pessoa que assiste. Quem ai não tava torcendo pra Yuu voltar? Pra ver ela mais próxima ainda de Ayumu, de poder ouvir sua verdadeira voz? O desfecho que Yoru no Ou, aka "Rei da Noite" teve no anime foi bem preguiçoso, deixando de trabalhar sua personalidade e lhe oferecendo a redenção no fim, é aquele tipo de vilão caricato e bipolar.


Ainda que eles pudessem ter trabalhado melhor nisso, ainda assim todas as cenas envolvendo esse acontecimento foram bem agradáveis. Mesmo que muitos almejem a imortalidade, através desta trama e de varias outras que abordam o assunto, nós vemos que de nada vale viver para sempre, se não tivermos ao nosso lado, pessoas que amamos e isso fica evidenciado quando Ayumu lhe diz que isso não irá acontecer com ele, pois além de ter Yuu, também teria a presença de Haruna e Sera.


O episódio mostrou o que é um desenvolvimento seguido de conclusão. Depois de Ayumu explodir e voar para todos os lados, as garotas juntam todas as suas partes mas ele não volta a si, parecia não querer voltar para um mundo onde não poderia desfrutar da companhia de Yuu. Aqui o Estúdio DEEN merece mais um pontinho extra, por todo o cenário desenvolvido naquele mundo paralelo onde Ayumu se encontrava, ficou realmente muito bacana. Belo destaque também dado a Haruna, que teve papel fundamental na volta por cima que Ayumu deu e ainda que ele não possa retribuir os sentimentos dela, vê-la dando o melhor de si e mostrando para ele que não se deve desistir de quem se gosta tão facilmente deixou os vários fanboys da personagem muito contentes. Haruna é uma combinação feliz das melhores partes de uma yandere e tsundere.


A conclusão acontece quando Ayumu e Haruna vão ao encontro de Yuu e o Rei da Noite - e alias, foi um belo cenário escolhido, a famosa Torre de Tóquio. - e embora possa se fazer críticas ao fato do enredo ter saltado de um lado para o outro ao longo da trama e o episódio anterior não ter servido para nada, neste episódio conclusivo tivemos todo aquele charme que já característico do anime. Enquanto Ayumu e o Rei da Noite se "entendiam" na torre, minha querida Sera também deve seu merecido momento de destaque nesse episódio, ao ficar incumbida de fechar o portão do inferno e de uma forma inesperada e genial. Entendo que os transtornos psicológicos que a Eucliwood Hellscythe poderiam causar muitos danos no mundo e somente Sera que tinha sangue da necromancer correndo nas veias poderia fechar o portão que se abrira para a passagem dos Megalos. Sera destruiu os Megalos ao som de uma bela melodia tocada em violino, ela em cima daquele poste (ou suporte metálico) foi um tipo de cena bem clássica (presentes em vários animes, como Jigoku Shoujo, Chobits e Perfect Blue). Visualmente a cena ficou realmente espetacular - mais um pontinho extra para a DEEN - e como os Megalos se intensificam sobre Sera, outras ninjas de seu clã e a própria Kyoko se juntou a ela, formando uma verdadeira orquestra sinfônica com violinos e clarinetes. 


A melodia tocada pelas ninjas, fazia um belíssimo plano de fundo para o dialogo existencial e meloso entre Ayumu, Rei da Noite e Yuu, isso foi um charme e tanto. A ação envolvendo a sessão porradaria entre Ayumu e Rei da Noite foi bastante intensa e sanguinolenta, gostei de ver tanto sangue, miolos, pescoço quebrado e tripas em cena, deu um toque de veracidade na coisa (=D), afinal, ambos eram imortais, não tinham porque economizar nos socos. Toda a violência gráfica, a tocante trilha sonora ao fundo, as frases de efeitos - bacanas - de Ayumu e a intervenção singela e meiga de Yuu ajudaram para que o climax e o desenrolar de toda essa história fosse realmente satisfatório. 


Bem, o episódio de forma geral conseguiu surpreender com uma premissa tão simples e clichê. Os personagens estavam afiados e dosaram bem mais uma vez o drama e o humor gag, com intervenções pra lá de divertidas de Haruna e sábias verdades pronuncias por Sera. Foi legal ouvir a voz da Yuu, acho que combinou bem com a personagem, mas é bom que não façam uso exagerado disso, pois iria contra tudo que já foi dito nos episódios anteriores. Qualidade técnica do episódio está impecável e depois de algum tempo, consegui ver o uso do CG muito bem reproduzido num ambiente 2D sem que soasse artificial, boaaaaa DEEN, feche a série com chave de ouro que te perdôo pelas fails cometidas em Higurashi e Umineko. Trilha sonora mais uma vez estava em alto nível e o preview do próximo episódio foi bem divertido, fico imaginando o que será abordado no próximo e se terá alguma reviravolta na trama. Mas aposto em algo divertido e cheio de fanservice, até o próximo. 


9 comentários :

borbs disse...

muito engraçado e emocionante, ep show de bola. Tbm fiquei com a impressão de parecer o fim de tudo, mas pelo q aparece teremos mais um de puro divertimento, tomara que rola um romance ou beijo no fim

julio pq disse...

realmente esse ep foi do caralho sim, perfeito perfeito perfeito. Terminei de assistir o 12 agora Roberta, vou ficar no aguardo de suas impressões sobre ele, eu adorei mas vou guardar os comentários

Joelma disse...

eu achei que rolaria ao menos um beijinho, snif snif. A parte do coral muito bonita e o fight entre os dois zumbis foi da hora

Wako-Chan disse...

Eu odeio essa coisa dos animes tratarem um vilão apronta de tudo e pareçe ser fodão pra no final ter uma morte fácil. As vampiras e a orquestra foi mesmo genial, ficou massa. No geral o anime foi muito bom, com alguns episódio fracos mas é normal. Roberta, eu já assisti o 12 e estou anciando aqui pelo ova agora. Também estou esperando seu post.

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

qual o nome da melodia tocada pelas ninjas

Felipe disse...

qual o nome da melodia tocada pelas ninjas

julio pq disse...

realmente esse ep foi do caralho sim, perfeito perfeito perfeito. Terminei de assistir o 12 agora Roberta, vou ficar no aguardo de suas impressões sobre ele, eu adorei mas vou guardar os comentários

Wako-Chan disse...

Eu odeio essa coisa dos animes tratarem um vilão apronta de tudo e pareçe ser fodão pra no final ter uma morte fácil. As vampiras e a orquestra foi mesmo genial, ficou massa. No geral o anime foi muito bom, com alguns episódio fracos mas é normal. Roberta, eu já assisti o 12 e estou anciando aqui pelo ova agora. Também estou esperando seu post.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.