sexta-feira, 15 de abril de 2011

Steins;Gate #02 - Vários universos?


Se Steins Gate começou meio corrido, para fechar o prólogo já no primeiro episódio, a partir do segundo já temos uma trama bem mais balanceada, seguindo por um rumo linear, claro que não está tudo mastigadinho, pois este não será o tipo de anime que se desliga o cérebro, você vai precisar usar um pouco a cabeça se quiser compreender tudo o que se passa. Influências, referências, teorias, tudo isso faz Steins Gate ser fantástico e até então o anime mais instigante da temporada. Nesse segundo episódio, todas as personagens femininas já foram apresentadas, na há por que perder tempo com coisas pequenas não é mesmo!?


Urushibara Ruka, que é o típico personagem cross-dressing muito fofo, aposto muitos otakus desinformados caíram nessa armadilha hehehe. Como o curso da trama irá envolver essas personagens será algo bem divertido de se acompanhar e me lembra um pouco o que foi feito em Durarará, onde de alguma forma, o caminho de todos os personagens se cruzam na mesma trama, que antes parecia tão disforme.

Nesse episódio tivemos a introdução do enredo de John Titor, famoso na interwebs por suas teorias nos anos 2000 que alegava ser um viajante no tempo, vindo do ano de 2036. Ele lançou varias teorias sobre eventos que aconteceriam a partir do ano de 2004. No anime ele está sendo descrito como aquele que viajou no tempo, para o passado a fim de mudar o futuro, que está sendo dominado pela dystopia da SERN - no caso, na literatura é descrita como uma sociedade futurística degradada em um estado repressivo e controlador. Distopia é descrito como uma espécie de utopia negativa e é caracterizado por autoriários e totalitários que se apossam do governo. Distopias representam diferentes tipos de sistemas de controle social repressivo, com a ausência total de liberdade individual, a conseqüência disso são guerras entre membros da sociedade e os opressores. Para mudar o que esta acontecendo em seu presente, Jhon volta ao passado. - e esta é a tal agência/organização ao qual Okarin tenta manter distancia. No exato período onde a trama acontece, a SERN ainda não representa nenhum perigo a sociedade, mas isso ainda vai tomar formas na trama e trará uma boa discussão. Na história verdadeira, a teoria diz que Jhon foi mandado de volta ao passado para recobrar um computador IBM 5100. Na história do anime esse computador foi mencionado, quando Kiryuu Moeka aborda Okarin na rua. Como tudo isso irá se juntar, será bem interessante, mas se eu ficar comentando aqui, poderia estragar a surpresa.


De acordo com Jhon Titor, existem vários mundos, criados a partir de mudanças drásticas em suas estruturas, como por exemplo, o fato de alguém alterar algo do passado, segundo sua teoria, isso criaria dois universos, o que foi alterado e o que continua seguindo seu curso normal. Já vimos isso em alguns seriados, filmes, animes e mangás, mas um dos meus casos preferidos é em Higurashi no Naku Koro ni, onde o universo é formado por vários fragmentos de mundos diferentes. Há também o meu seriado preferido na atualidade, que é Fringe e que aborda todas essas questões, inclusive lá universos paralelos são uma realidade. Pra quem gosta de todas essas discussões, acredito que Steins Gate esteja sendo um prato cheio, pesquisem sobre Jhon Titor no Google e suas teorias, ele se fará bem importante nesse anime, mas do que isso, eu só falo quando a trama do anime der uma oportunidade de discussão que não gere spoilers.



Na parte final do episódio, fica comprovado que Okarin realmente não está delirando sobre nada do que aconteceu e que o anime pretende seguir por um caminho seguro, baseado em argumentos teóricos e não da insanidade. E aquele microondas celular ein? Eu quero um pra mim, agora dificilmente usarei um microondas do mesmo jeito de antes (xD). Uma experiência usando as bananas da pobre Mayuri, deixa um ponto de interrogação na experiência de Okarin, teria ele teletransportado a banana? Mas como se explica ela estar grudado junto as outra? A explicação mais lógica, seria o fato de ser uma viagem no tempo, quando Okarin ainda não havia a puxado da penca e deterioração resultado dos efeitos colaterais, mas isso deixaria ainda outras perguntas no ar, certo? Pra quem não curte especulações, que venha o próximo episódio e pra quem adora, ta ai uma boa discussão.


Steins Gate está conseguindo ser um anime sério sobre sci-fi, com uma ótima pegada de suspense e mistério, combinado com um pouco de humor e Okarin ser um personagem tão bom, sem dúvidas ajuda muito nesse processo. A vantagem do anime começa pelo fato dele ser em dois cours (temporada de 24 episódios), o que lhe da a oportunidade de trabalhar mais a trama e seus personagens no devido tempo. Diversão garantida moçada. 

6 comentários :

M.A.C. disse...

Você também é fã de Fringe Roberta-chan !!!
Eu também. Das series em exibição dessa temporada é a minha serie favorita.
E, de todas as series que já assisti, Fringe é a 2ª favorita ficando atrás somente de Dexter.
Legal saber que você gosta de Fringe !!!

Roberta Caroline disse...

Sim, Fringe é um dos meus preferidos EVER. Em escala geral, em primeiro lugar vem Lost, seguido por Dawsons Creek e Fringe vem em seguida. Atualmente Fringe é o melhor de todos, nem Dexter e True Blood podem com ele hehehe.

M.A.C. disse...

Eu tenho um certo fascínio por serial killer. outro fascínio que tenho é por ficção cientifica.
Por isso vem essa minha classificação das minhas series favoritas.
Eu gosto muito de Lost, só não considero a melhor serie de todas. E eu não conheço essa Dawsons Creek. É boa ?

junior disse...

Dawnson Creek e do mesmo criador do filme panico,supernatural ainda e minha favorita e sempre sera

Roberta Caroline disse...

Ei, desculpe MAC, esqueci de responder aqui. Então, eu gosto bastante de Dawsons Creek, como dito pelo Junior, é do mesmo diretor (e criador) da franquia Pânico. Sem falar que um dos atores principais está em Fringe, o Joshua hehehe, aquele lindo.

M.A.C. disse...

Não precisa se desculpar Roberta-chan. Você deve ser muito ocupada.
Eu vou baixar essa serie. Pelo que eu já li sobre ela e pelos comentários de vocês aqui do blog, essa serie deve ser boa.
Vou conferir.
Provavelmente vou gostar.
Valeu minna !!!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.