quarta-feira, 1 de junho de 2011

Steins;Gate #09 - Homeostasis of Illusions


Tu~tu~ruuuu!!! Depois de mais um episódio surtante de Steins Gate e mesmo já estando sabendo previamente dos rumos e o que poderia (talvez) vir a acontecer, ainda assim minha cabeça explodiu nos minutos finais que teve um encerramento que simplesmente entrou no clima do episódio, combinando o tema da ED com um Okarin simplesmente embasbacado. HAHAHAHAHA, divertido demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais, eu adoro esses cliffhangers (ganchos) de final de episódios que te deixam numa “pilha” louca.




No maid-café Waitress, Feyris Nyan Nyan ouve toda a conversa de Okarin e Daru sobre a possibilidade de mudar o passado com o microondas celular, ela se mostra bem interessada e o clima de suspense paira sobre parte do episódio. Principalmente com o recurso usado, que foi o desaparecimento do IBN 5100 e Okarin enfim se dando conta finalmente de que seus experimentos, mesmo que mínimos, podem afetar todo o futuro. Mas é como Kurisu disse, não importa o quão insignificante seja a alteração do passado e a propósito, uma explicação muito bem detalhada, mas sem soar didática demais sobre as conseqüências do envio de um D-mail .


Nessa linha de tempo em que estão, o IBN-5100 desapareceu do templo onde Ruka mora com seu pai e Daru ainda não conseguiu adentrar nos relatórios da SERN, fato que provavelmente ele deve conseguir alcançar pelos próprios meios. Inicia se ai então uma busca pelo computador perdido que rendeu excelentes seqüências, como a tomada de Okarin perseguindo Moeka no centro de Akihabara, a qualidade técnica estava simplesmente impecável. A única saída então é recorrer á Feyris Nyan Nyan que parece ter informações sobre o IBN 5100. Mas em troca, ela pede para mandar uma mensagem para o passado. Okarin por vezes tem lampejos de lucidez onde ele pensa de forma responsável, mas isso não dura muito. Foi um enorme erro de deixar Moeka mandar uma mensagem sem verificar o conteúdo e novamente ele cai no mesmo erro de deixar Feyris fazer a mesma coisa. Okarin não percebe inicialmente, mas as mudanças são gritantes. O pai de Feyris está muito bem e vivinho da silva, seja lá o que pode ter acontecido com ele, ela conseguiu contornar toda a situação. Sem dúvidas o grande momento é quando Okarin se da conta de que a mensagem enviada por Feyris mudou completamente a linha do tempo e agora se já seria chocante o fato de uma loja como Tora no Hana ter deixado de existir, que dirá o fato de Akihabara inteira ter sumido do mapa, o que será dos otakus agora sem o seu grande centro comercial?


Episódio brilhante,  Okarin descobriu que para cada pequena mudança que faz, talvez altera toda a estrutura do mundo, ainda que inicialmente ele não consiga perceber de imediato. Grande destaque para a Feyris, tenho um amigo que é louco por ela e que deve ter surtado com tanto “nyan nyan” junto. Mas o foco mesmo foi em Kurisu, que se mantém cada vez mais misteriosa. Ela e Okarin são o pseudo casal com mais química na temporada e a tensão que rola entre os dois deixa tudo mais divertido. Kurisu é o tipo de tsundere mais legal que tem por ai e já caiu nas graças do publico, sendo que até os produtores embarcaram nisso com piadinhas de cunho “secreto” que poucos entenderão e que dão fôlego á discussões como o fato dela ser uma “tsundere 2channeler”, sem mencionar o “espírito yuri”.


Agora o efeito borboleta está em pleno vigor e a parte sci-fi do episódio está incrível. Ainda no arco dos episódio triplos intitulados “Homeostasis” e que dizem respeito ao capitulo 4 (dos 11 que a novel possui) da visual novel, que recebe o nome de “Fantasy Homeostasis”. O foco desse capitulo é a Homeostasia, termo criado por Walter Bradford Cannon e que se refere ao grande equilíbrio que mantém o mundo estável. Mas a homeostase tem suas variáveis, que fazem todo esse sistema regir seja de uma forma negativa ou positiva e nos episódios #08 "Homeostasis of Dreams" , #09 "Homeostasis of Illusions" e o próximo; #10 "Homeostasis of Complements", vemos como o universo de Steins Gate reage mesmo com uma pequena alteração do passado, fazendo com que o equilíbrio se desfaça. A homeostase que é extremamente importante em termos biológicos, foi usada como uma referência ao universo de Steins, que busca nas alterações da linha do tempo, um equilíbrio.


Bom, o final é de cair o queixo, a direção de Hiroshi Hamasaki vive um grande momento , elevando o potencial da série a um nível bem alto, deixando uma excelente impressão com esse episódio. Agora sim, a verdadeira batalha de Okarin começa com o anuncio da tempestade.

Preview do episódio #10 - promete ser O EPISÓDIO

9 comentários :

Ikari387 disse...

Ainda nem assisti, mas só de ler o post me deixou "com água na boca"!

Esse é o ruim das nets 3G.... depois que extrapola o limite de dados, fica leeeento pra caraleo! >.<

Assim que acabar de ver, volto pra comentar melhor! /o/

julio pq disse...

Deixa eu comentar aqui rápidinho que estou na hora do almoço rsrsrs

Eu nem ia ler o post agora, mas passei os olhos por cima e não consegui mais parar. PORRAAAAAA (com o perdão da palavra), eu não sei nem o que dizer, tá um episódio FANTÁSTICO.

Não gosto da Feyris, sou mais a CHRISTINAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA e a Mayuri que é bem simpatica, adoro muito ela. Mas e a Ruka, virou ou não uma menina? E o que afinal que dizer a sigla FB (por favor, ninguém responda rs?

Agora, uma pergunta que espero resposta, como eles conseguem enviar D-Mails ao passado sem o IBN?

Ikari387 disse...

@Julio

Acho que o IBN foi usado apenas para decifrar a programação do SERN. Não tem muito a ver com a volta ao passado...

Basta lembrar do primeiro episódio, onde havia nada ainda e, mesmo assim, Okarin teve êxito na primeira viagem temporal dele.

@guiproc disse...

pra quem viu o preview e ficou curioso com o que tava escrito...
aos 13s (a segunda msg), mayuri : ruka-chan no koto *sobre o ruka-chan
e aos 15s (o close na msg), omae wo miteiruzo *estou te observando
nada que mude a vida de ninguem mas, quando eu nao conseguia ler ficava curioso u.u

julio pq disse...

Obrigado pela resposta Ikari, não tinha percebido isso.

@guiproc

Verdade, o próximo episódio parece que vai ser tão bom quanto esse. Anseio bastante é pra ver Kurisu e Okabe juntos, esse preview deu água na boca.

L@RiÊ disse...

Essa mudança no tempo parece ser a maior de todas, dessa vez a cagada foi grande ein Okarin? Quanto a Ruka, não há dúvidas quanto ao seu sexo, com toda certeza absoluta é uma garota sim, viram a forma chamam ela e o uniforme feminino? Apesar do fato de Akiba ter mudada por completa, eu não acredito que isso vai causar uma mudança drastica no enredo. Agora, o que eu quero saber como vão concertar tudo isso, Steins Gate sem akiba não dá. Btw, a otakisse tá dominando o anime por completo kkkkkkkkkkkkkkkkk

De qualquer forma, eu pensava que a Feriys tinha algo mais guardado, foi um suspense do cão que fizeram. Mas também acho que tinha acontecido alguma coisa de grave com o pai dela, o jeito que ela abraça ele demonstra isso.

Roberta Caroline disse...

Está correto o que @Ikari disse e obrigada por comentar pessoal ^.^

Ruka <3

animeportifolio disse...

Mas tinha que envolver logo Akiba T.T

Anônimo disse...

to confuso, como a Feyris mandou mensagem pro passado mesmo estando longe do microondas e tal ? D:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.