segunda-feira, 4 de julho de 2011

Deadman Wonderland #12: To be continued?


"A morte é a parada. A morte é a paz. A morte é a calma. A morte é a pedra. A morte é a beleza. A morte é a luz. A morte é a resposta. A morte é a salvação.” No episódio final, Genkaku mostra seu lado mais insano e psicopata. Tento seu passado contado rapidamente, mas de forma competente. Um dos clichês do anti-herói se aplica neste caso, onde o personagem acaba se tornando uma pessoa completamente diferente – e psicopata, lol – devido á traumas da infância, mais precisamente bullying e acaba sendo guiado por uma falsa verdade.


A fuga do bando de Nagi da prisão de Deadman Wonderland chegou ao seu ápice e sem grandes surpresas e também, sem tanta ação assim. Mas foi um episódio brutal, em que se fez um bom uso do lado psicológico dos personagens, onde o drama teve o maior destaque. A animação estava excelente – como já vinha sendo de alguns episódios pra cá – e censura novamente se fez notar, devido ao auto grau de violência (assim gostamos de pensar, mas na verdade é como nos animes ecchi, só pra vender BD/DVD). Como esperado, foi um final bem aberto e com varias pontas soltas e quer saber? Eu prefiro assim, pelo fato de que desde o inicio eles levaram as coisas de uma forma que aparentava que tudo se fecharia em 12 episódios, mas já no terço final parece ter havido uma mudança brusca de direção, com várias tramas e sub-tramas sendo acrescentadas, logicamente seria impossível fechar de forma contundente. E a presença de Toto é a maior prova de que, há sim a possibilidade de uma segunda temporada. Uma vez que não faria o menor sentido a introdução de um personagem tão importante nos minutos finais do “jogo” e que de nada contribuiu para o enredo, até então. E neste caso, não haverá muita dificuldade em introduzir os personagens que ficaram de fora e que seriam importantes caso uma segunda temporada aconteça.


Caso isso vire mesmo realidade como deixaram subtender, podemos esperar um duelo de poder entre Tamaki, Makina e Toto, aka Mockingbird, assim como também espero um enredo que coloque o “Homem de Vermelho” em maior destaque. Atualmente Deadman Wonderland se encontra no volume 10 e está previsto para terminar por volta do volume 11 e acredito que se as vendas de BD/DVD forem boas, as chances de uma continuação e dessa vez com o enredo já fechado e finalizado, serão boas. Claro que, já estamos com mais do dobro de capítulos que o anime conseguiu adaptar, o que seria necessário de ao menos uma temporada com 2 cours (em torno de 21/22 episódios), isso de uma forma bem condensada. Esperemos que a Manglobe saiba o que esta fazendo.


Trato o anime e o mangá de forma distinta e ainda que este passe durante as madrugadas, lá no Japão, considero como sendo um anime bem comercial, feito a principio para propaganda e que a meu ver, cumpriu bem o seu papel. Ainda que se distancie de certa forma do original, foi visível o esforço em se manter o mesmo feeling, a mesma pegada da série original. Deadman Wonderland é um asilo sinistro, tal qual é o Arkham (Elisabeth), das histórias do Batman, um local para criminosos insanos. Com a diferença que em DW, os personagens são os mais dementes que já pudemos ver a um bom tempo em animes. Cada episódio é repleto de praticas que poderiam causar certa indignação, tornando o anime não recomendado para todos os públicos. E apesar o mar de clichês que é Deadman Wonderland, seu elenco diversificado e carismático de personagens é uma das maiores qualidades do enredo. Alguns personagens se tornam tão queridos que mesmo tendo todos os motivos para estarem ali, ainda assim torcemos por eles. Mas como vimos com o passar dos episódios, é preciso cuidado pra não se apegar muito, pois tirando Shiro e Ganta, qualquer um ali pode morrer a qualquer momento.


Alguns episódios foram decepcionantes, outros bem méh, isso mesclado com episódios realmente bem sólidos e dinâmicos. Uma verdadeira montanha russa que afasta as possibilidades do anime se manter como destaque da temporada, como era apostado. Como mencionei lá em cima, o anime parecia estar seguindo para um determinado clímax, de mas de ultima hora parece ter tido uma mudança abrupta de direcionamento. Isso só terá sido bom, se realmente se confirmar uma segunda temporada. Acredito que os mais sacrificados nessa mudança, foram Shiro e Ganta, que pode ser odiado por muitos, mas é um personagem que com sua personalidade, é uma importante peça para a história. Como na maioria das criticas, o anime foi muito apressado, mas com o numero limitado de episódios e a enorme quantidade de capítulos para adaptarem, é entendível. Mas soube o usar o tempo para destacar seus personagens e toda a temática moral, que é uma das bandeiras de Deadman Wonderland. Não é um anime que irá agradar a todos e até mesmo o seu publico alvo, não o encara de forma positiva.


Foi um bom episódio (mas nada empolgante), que fecha com um gancho terrivelmente inquietante. Afinal, não é certo ainda uma seqüência, gostei da forma aberta que terminou, mas se não vier mais uma temporada, terá sido lamentável.  No final do ano teremos um OVA, que poderá ou não, dar seqüência ao que vimos neste episódio. Obrigado por acompanharem e aguardem em breve uma resenha do mangá, onde comentarei de forma geral, um pouco do anime. Até mais!

Nota no MAL: 06

8 comentários :

junior disse...

esperava mais agora qual vai substituir ele aqui?

Patrik Ferreira disse...

acabei de ve o epi 12 nesse momento i ja escreveu sobre ele,com certeza tem q ter uma segunda temporada mais o ruim é ter q esperar...

Jones disse...

De lei que vai sair 2ªseason, tamo só no aguardo.
Bjocas carol.
Fui-me

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Acabei de assistir e vim correndo comentar hehe Olha para mim o episódio inteiro gritava : "segunda temporada!" kkk Tirando excessos aqui, carências ali, afinal um episódio é mesmo muito pouco para tanta coisa...mas enfim não foi de todo mal, ter deixado a estória em aberto foi melhor que um desfecho pobre...rs
Espero que se for ter mesmo uma continuação o homem de vermelho fique mais em evidência mesmo e ENFIM tenha o tão aguardado embate entre a Shiro e o Ganta...e nos últimos episódios Mockingbird também levantou bastante curiosidade.

Nossa nem me fale...se não tive rcontinuação terá sido uma verdadeira furada o anime que nem foi tão bom como se esperava a princípio...

P.S:Amanhã comento no post sobre Gosick pois acabei de baixar, tava sem net =( Tava pensando que vc já tinha se esquecido do anime nunca mais comentou sobre...

Roberta Caroline disse...

@O Mundo escuro de Morringhan
Bem, as vendas de dvds e blu-rays andam muito mal das pernas. O pessoal anda muito descrente de uma segunda temporada, mas vamos ver o que nos reserva a Manglobe. Sobre Gosick, realmente acabei ficando atrasada com alguns episódios e nunca mais comentei, mas tinha que fazer um post final a respeito. Assistir Gosick foi uma experiência muito legal.

@Junior
A principio, nenhum. Mas terão outros posts no lugar ^_^

mateus XDX :3 (マタイ) disse...

o utimo episodio foi uma pocaria e serio

cleber disse...

o mnga tem este episodio 12?
o manga é igual o anime?

gpragana disse...

esperei muito mais desse anime kd kd kd falta continuar rsssssssssssss
bom sinceramente ele e ao no exorcist me surpreendeu mais ainda quero mais.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.