quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Steins;Gate #20: PSYCHO LOLI e o Mistério da Libélula



Oi, vocês! Este episódio foi bem sóbrio, em contraste com o anterior e com um ritmo bem mais cadenciado, o que pode não ter agradado a todos, mas estou satisfeita. Então, quem esperava ver a Nae mostrando sua faceta Yandere, eu sinto muito, mas a insanidade passou longe, rs. Infelizmente isso não será animado nem no OVA (que deverá ser em torno dos acontecimentos finais), hiper improvável de acontecer por N coisas. Mas seria realmente surtante, principalmente pra quem curte o lado psicótico da vida. 


Pense na virada suprema, se mostrassem o protagonista da história sendo morto - claro, é um história de viagens no tempo, mas seria aterrador.

Bom, eu realmente gostei do episódio, mesmo tendo sido BASTANTE resumido, o que implica que nos próximos episódios, eles vão trabalhar bastante em cima da Kurisu e Mayuri. Mas...mas... o original tem um toque magnífico de tragédia, Nae em sua melhor forma Yandere (evitarei detalhes), gore e a história de Braun, o que com certeza aumentaria o impactado e a carga psicológica do episódio. Acredito que se fosse como eu realmente imaginava, com no mínimo 3 episódios, daria perfeitamente pra encaixar.  Bom, é realmente uma PENA, seria extremamente surtante e orgástico, pois o ritmo não é cadenciado como o mostrado e sim como um thriller. E ai, é meio frustrante quando se sabe que originalmente a coisa é bem superior, né?


Foi um episódio decente, mas que peca pela falta de tensão em torno das revelações. O corte e o pouco tempo restante também influenciaram no tom dado na forma como Okarin e Moeka descobrem a verdadeira identidade de FB. Eles que acreditavam que era uma mulher por trás da sigla, ficaram surpresos com a revelação de que FB era Ferdinand Braun, aka Mister Braun. A reação deles foi estranha, afinal, a partir do momento que eu visse o Mr Braun, receptando o IBN-5100, já desconfiaria. E ai, foi surpreende? Acho SENSACIONAL como a história de Steins;Gate pega elementos reais e os re-utiliza em seu universo. Ferdinand Braun - O premiado do Nobel, que inventou o Tubo de Braun, é uma alusão à Karl Ferdinand Braun, que juntamente com Guglielmo Marconi, recebeu o premio Nobel pelo desenvolvimento da telegrafia sem fios e o surgimento daquelas televisões jurássicas, de Tubo, também tem seu dedo.


Adoro os diálogos dos personagens de Steins Gate, sejam os mais intensos ou os mais descontraídos, eles sempre somam algo á mais ao anime. A forma tranquila como tudo estava se encaminhando, do nada sofrer uma brusca quebra no ritmo, com Braun tirando e apontando a arma para Moeka foi incrível e melhor ainda depois que ele se mata. Quer dizer, no ponto de vista do entretenimento, eu acho bem interessante e mesmo que a forma como tudo se encaminhou, não ajudasse tanto para se sentir uma forte emoção, foi uma cena bonita e trágica. Uma pena que você se emocionar com cenas de séries que abordam viagem no tempo, você acaba se sentindo trollado depois, pois com um click, tudo muda e as "lágrimas" que você derramou, acabam por serem em vão –falando hipoteticamente, já que ao menos se tem a emoção que a intensidade proporciona.



A história que Braun, narra sobre sua infância difícil e de como ele se agarrou no primeiro fio de esperança que encontrou, faz com que ele e Moeka tenham muito mais em comum do que aparenta. E normal, já que por ter passado por essa situação, entendia bem pessoas como a Moeka e via em suas fragilidades, o alvo perfeito a ser atacado. Ele entendia e sabia exatamente como usar isso ao seu favor, já que sofrera do mesmo dilema. A libélula foi usado como uma belíssima metáfora sobre os dois personagens: A libélula simboliza ir além das ilusões criadas por nós mesmos que limitam nosso crescimento e mudança interna. As libélulas são um símbolo de autoconhecimento que vem com maturidade. Libélula – Ilusão, para os japoneses, elas são símbolo de alegria e que trazem a nova luz. Metaforicamente, suas asas que abrangem sobre passado e futuro, já foram usadas em séries, como no filme “O mistério da Libélula” (eu adoro esse filme) e no caso de Steins Gate, além do que citei, também há um clima de ironia no ar, afinal, originalmente a história desse arco não acaba ali. E, eu achei bonito a Moeka se desculpando com Okarin, é. Aparentemente ela também se recordou de fatos acontecidos na outra linha de tempo e foi bem breve, mas deu pra sentir uma empatia (mesmo eu sendo suspeita pra falar, adoro a Moeka).




Eu queria ser breve aqui, mas deixa eu comentar sobre algo, que não tem chance de ser reaproveitado na série. Originalmente, Mr Braun não atira em Moeka, ele se se suicidou para deixá-la viva. Mas com isso, ele também criou um paradoxo do tempo onde sua filha, Nae, se torna membro da SERN, no futuro. Lá, ela usa a maquina do tempo, para voltar ao passado e matar Moeka. Além de quê, é implícito que Braun sente uma compaixão por Moeka. Isso, entre outros detalhes a mais, que podem ou não ser inseridos mais a frente. Bem, não acho que o estúdio White Fox deva ser crucificado, uma vez que ela está seguindo sua proposta e tem se mantido fiel á ela, cortando todos os excessos (Como Okarin e seu alter ego hiper politicamente incorreto) e tornando tudo o mais verossímil possível.


Os últimos minutos foram maginificos, me deixando muito tensa. O fator que separa a linha Alpha da Beta, agora entre em foco. Mas como disse Suzuha, o motivo de tudo, foi o fato de que a SERN detectou as experiências de Okarin, tornando o primeiro D-mail, aparentemente sem importância alguma. E isso, é um fato. A forma como tudo se encaminhará, me deixa muito empolgada, então veremos como será toda a tensão em torno disso e as surpresinhas que encontraremos no caminho. Até mais.


Preview do episódio #21

23 comentários :

douglas sb disse...

eu ja esperava que fosse o MR. Braun
mas esse ep foi foda

Eduardo A. Ribeiro disse...

Finalmente o Okabe se ligou do que acontece se ele desfizer o primeiro d-mail... Rumo ao inicio do fim que se torna um novo começo... LOL

Ps: Só uma duvida... Se o Okarin dá o azar de morrer em dessas linhas do mundo, é game over?

Power Otaku ^_^x disse...

E então Beta Blood! E agora? Qual o próximo spoiler que vc vai soltar no twitter? Hein? XP

Akhenaton disse...

Teoria rapida;Okabe vai ficar em loop eterno
Nao é spoiler,pq nao li a light e nao joguei a visual¬¬

Accelerator disse...

Que coisa mais fóda esse negocio na Nae voltar no tempo pena que não teve no anime ,esse episoio foi muito legal só espero que a Kurisu não morra no futuro.
E uma pergunta Roberta vc joga a visual novel de Steins Gate? , e outra vc sabe japonês?E mais uma só, ja existe a tradução da visual novel de steins Gate ?

Panino Manino disse...

"Mas seria realmente surtante, principalmente pra quem curte o lado psicótico da vida."

Quem seriam essas pessoas? Imagino....


Enfim, querer saber o que estou achando da história até esse ponto?
Tudo isso, no fim, me soa a puro bullshit.
Motivo: não me provocou nenhuma emoção. Todo esse arco de drama não me tocou de forma nenhuma.
O único momento que eu tive alguma reação foi com os gritos da Moeka episódio anterior e foi um tipo diferente de emoção.

Esse dilema do Okabe, está explícito desde o início.
Já era certo que em algum momento teria que reviver o primeiro episódio, e depois que a Mayuri passa a morrer, acrescenta o dilema de ter que decidir sacrificar ela. Por isso, estou desde o início assistindo só para ver isso, nada mais. Por mais que eu goste da série, assistir ela é simplesmente sentar e esperar o tempo passar até chegar na parte que interessa.

Todos esses d-mails e desfazer d-mail, foi só para prologar a história, ainda mais que decidiram apresentar tudo da forma mais mamão com açúcar possível. Mostrar o Okabe derramando manly tears não é o suficiente, não tem impacto, nem consequência. Se tornou tudo uma grande brincadeira.
Todas as possibilidades possíveis decorrentes da pressão psicológica que essa situação poderia provocar foram limadas da série, ficou extremamente sem graça. Desde que o Mayuri começou a morrer e o Okabe voltar no tempo, ficou uma impressão de que ele é invulnerável. Não importa o que acontece, ele SEMPRE vai conseguir saltar no tempo e enviar um d-mail. Não importa que o planeta se exploda, ele ainda vai conseguir saltar no tempo e enviar o d-mail. Sem drama, não há drama.
Para sentirmos o drama, teríamos que ver o protagonista sofrer nele mesmo, não nos outros. Não adianta só ver ele chorar pelas coisas que acontecem com os outros, a relação dele com essas pessoas é inócua demais para sentirmos por ele.

A Visual Novel era boa porque tinha justamente isso. Víamos o Okabe realmente se tornar um cientista maluco, e se ferrar pessoalmente. Sem isso, Steins;Gate não é Steins;Gate, é só mais uma adaptação inocente como outra qualquer.

Roberta Caroline disse...

@Power
Quem matou a Kurisu, foi a própria Kurisu, eis a verdade -N HUEHUEHUEHUHUHE

@Accelerator
Não sei japonês, mas li os resumos que tem por ai na nets e já visualizei a VN. E sim, estão traduzindo para o inglês, estavam no capitulo 5 de 11. Não sei se já estão mais adiantados.

@Panina
Boboca, não sei do que está falando =)

junior disse...

isso da kurisu foi a du futoro que matou a do passado ou a do passado que matou a do futuro?

Eduardo A. Ribeiro disse...

Não sei se pode, mas tenho que compartilhar esse ótimo cosplay da Moeka:
http://idol.sankakucomplex.com/post/show/269928

Panino Manino disse...

Yandere toda deredere agora.

Roberta Caroline disse...

@Junior
Estava zuando, rs


@Eduardo
Sem problemas, já tinha visto esse cos e é realmente magnifico *_*

Power Otaku ^_^x disse...

@Roberta (Blood) Caroline

Esse episódio eu achei mais ou menos. Espero que o proóximo arco seja melhor. Esses de resolver em 2 epis ou 1 estão bem fraquinhos. Nâo acha?

Roberta Caroline disse...

@Power

Com certeza, querido Power, acho que eles não estão conseguindo manter um ritmo que seja bom para o expectador. Tipo em Gosick, onde em determinada parte, meterem o pé no acelerador e não tiraram mais. No caso de Steins Gate, eles aceleram e depois brecam. Fazendo uma comparação, deve ser como você estar bem na boa lá com sua mulher e ter que parar no meio, porque alguém está te chamando O_o'

Olha, eu gostei do episódio, mas realmente poderiam ter se esforçado para manter o bom ritmo anterior.

Rei Ayanami disse...

Panino, tirando os devidos exageros, concordo com você. Mas calma ai, qualquer abordagem com foco em viagens no tempo, é mais do que obvio que veremos novamente a mesma situação apresentada anteriormente. Eu sinceramente esperava mais desse fim de arco, já que a identidade verdadeira de FB era obvia, seria Nae ou o Braum. Começo a ficar com medo da forma como vão conduzir o destino de duas personagens em tão poucos episódios.

junior disse...

a bom por que a do futuro matasse a do passado ia ser suicidio

Power Otaku ^_^x disse...

@Roberta (Blood Yandere) Caroline

"Fazendo uma comparação, deve ser como você estar bem na boa lá com sua mulher e ter que parar no meio, porque alguém está te chamando O_o'"

Nossa, já aconteceu isso, umas 6 vezes. Mas nem te conto a pior. Tenso o_Ox

Anônimo disse...

Não falaram que seria uma mulher a FB???

Não entendi. E mais. O FB poderia dizer que não era ele, e dizer que a máquina fora recebido pela antiga garota (a menina viajante), sei lá. Inevntasse. Mas se matar, deve ter um ótimo motivo para deixada a filha órfão, não?

Roberta Caroline disse...

@Anônimo
Como o Mr. Braun disse, ele estava mentindo. Ele disse que era mulher, para dificultar sua identificação.

YagoO disse...

preferia que kurisu-tina fosse FB do que ela ter que morrer agora... mas não quero que Mayuri morra tbm...

deviam mesmo traduzir a novel de steins;.
é muito ruim saber que tem coisas diferentes. Em gosick mudaram até como Victorique conhece Kujo.

@Anônimo, nem teria como Braun dizer isso já que
nessa linha do tempo ele conheceu Suzuha quando era criança lembra? Mas foi muito estranho mesmo depois de falar o quanto Nae era importante pra ele, deixar ela orfã oO

Anônimo disse...

Para eu saber dessas partes que o anime oculta eu vou ter que fazer um curso de japones para entender o visual novel ou tem um tipo de manga ou algo do tipo em ingles para a gente entender?

SR. IND disse...

Bom estou acompanhando só pela história original, porque no momento já parece-me muito falhado. Quando as coisas não ficam impecáveis, a arte esta inacabada. Mas comercialmente isso virá entretenimento.

Roberta Caroline disse...

@Anônimo
Somente a Visual Novel, que ainda não está completamente em inglês.

(+lppaiva64+) disse...

Nossa, não precisava soltar spoillers gente ^^"
Como a Roberta falou que a Nae volta pra matar a Moeka, eles deveriam usar isso no anime, deixaria tudo mais interresante...

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.